Como se manter hidratado no inverno
- Leonardo Noschang
- 1 de jul.
- 3 min de leitura
Que devemos tomar água, todo mundo já sabe, mas, no inverno a tendência é que a gente não sinta tanta necessidade de se hidratar, porém todas as funções do corpo humano dependem de água para ocorrerem adequadamente. Então as dúvidas que ficam são: por que a hidratação é tão importante? Quanta água devo beber? Como saber se estou desidratado?
Por que sentimos menos sede no inverno?
Por conta de mecanismos fisiológicos e ambientais, sentimos a redução da sensação de sede no inverno. Como por exemplo: a diminuição da resposta termorregulatória do corpo por conta do suor, vasoconstrição periférica que diminui a perda de líquidos por transpiração insensível (evaporação pela pele), redução da perda perceptível de suor. Esses e muitos outros fatores podem impactar na nossa hidratação durante o dia, reduzindo os sinais de sede para o corpo.
Por que a hidratação é tão importante?
A água e seus minerais são essenciais para manter as funções básicas do nosso corpo e manter o equilíbrio hídrico. Algumas delas são:
Regular a temperatura corporal (mesmo no frio, o corpo perde líquidos o tempo todo);
Manutenção da função cognitiva;
Saúde renal;
Proteção da pele;
Quanta água devo beber?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) não estabelece uma recomendação única de ingestão de água para todos os adultos, mas sim o consumo médio que é 2 litros. O consumo de água depende de fatores como peso de cada indivíduo, rotina, atividade física, dieta, fatores ambientais, etc.
Uma média aceitável de consumo de água é cerca de 35ml/kg, ou seja, a cada kg se deve multiplicar por 35ml, então terá um consumo aproximado da tua necessidade. Os fatores citados anteriormente podem aumentar o consumo ideal de água, portanto, consulte um profissional nutricionista para ter uma avaliação e direcionamento ideal.
Mesmo com o frio, para quem pratica atividades físicas existe uma recomendação de consumo durante o exercício, que é cerca de 400-800 mL em atividades de até 1 hora, e de 600-1200 mL em atividades superiores a 1 hora (esses valores podem ser fracionados durante o período da atividade). É muito importante reforçar que esses são valores de referência, cada corpo funciona de uma forma, portanto busque acompanhamento profissional para saber o que serve para você.
Como saber se estou desidratado?
No inverno, é necessário se atentar em alguns sinais, como por exemplo:
Urina escura (amarelo-escuro);
Boca seca e fadiga;
Dor de cabeça e tontura;
Batimentos cardíacos acelerados;
Prejuízo cognitivo.
Sede;
Não devemos esperar esses sinais para sabermos que é necessário se hidratar, a sede, por exemplo, pode ser um sinal tardio de desidratação, portanto devemos nos hidratar mesmo antes da sede.
Para concluir:
Há diversas dicas para facilitar o consumo regular de água durante o dia, entre eles:
Mantenha uma garrafa sempre por perto;
Mude as opções de bebidas, como chás quentes ou água saborizada;
Consuma mais alimentos ricos em água, como sopas, caldos, frutas;
Crie uma rotina com horários (existem aplicativos que notificam para que tu lembre de se hidratar)
Devemos lembrar que a maioria das bebidas serve para hidratação, algumas de formas mais eficazes que outras, a água por exemplo, é a mais recomendada, porém chás, sucos, leites, água de coco, isotônicos, também contribuem no equilíbrio hídrico do organismo, já outras como bebidas alcoólicas, refrigerantes e bebidas com cafeína em excesso, devido aos seus efeitos diuréticos ou excesso de açúcares, podem prejudicar esse equilíbrio.
Comentários