Qual tênis devo comprar?
- André Polezzello
- 24 de jun.
- 4 min de leitura
Todo corredor quando pensa em adquirir um novo tênis de corrida, se questiona em qual marca e qual modelo de tênis é o mais apropriado para tal objetivo e/ou tipo de treino em que o mesmo pensa em utilizá-lo, achando que muitas vezes este é o fator determinante para um bom treino. Com isso, vamos entender os tipos de treinos e o que cada treino pode exigir de um tênis, e algumas indicações de tênis para estes:
-Rodagem: treinos leves, contínuos ou regenerativos, sendo recomendado tênis com bom amortecimento e conforto, afim de proteger as articulações, visto que é um treino que não demanda alta responsividade para gerar velocidade e sim um maior conforto.
Asics Gel-Nimbus
Nike Invincible
Corre 4
Fila Speedzone
Adidas Evo
-Intervalados/tiros/fartlek: treinos que envolvem estímulos moderados e intensos, alternados com pausas ou estímulos leves , exigindo um tênis com bom retorno de energia e estabilidade, para movimentos rápidos e explosivos.
Adidas SL e Takumi
Fila KR6
Asics Hyperspeed
Nike Pegasus
-Longos: treinos com longa distância e duração, ritmos mais confortáveis, necessitando de um tênis com um excelente amortecimento e conforto, visualizando um grande tempo em atividade
Asics Novablast e Super Blast
NB Rebel
Corre Grafeno
Adidas Boston
Fila Float Maxxi
-Provas/performance: tênis leves e responsivos, normalmente são indicados os tênis de placa de carbono para ganho de velocidade e eficiência, visto que a placa tem um efeito de propulsão durante a corrida. Porém antes de realizar esse alto investimento, nesse caso vale a pena avaliar alguns fatores, pois um tênis como este, utilizado em um indivíduo que não está preparado neste momento para tal, pode ser prejudicial, ressaltando se o seu fortalecimento muscular está de acordo com as demandas de treino, seu sono, controle de estresse, hidratação e alimentação, todos estes fatores anteriores tem seu grande valor no momento de interferir positivamente ou negativamente em um bom treino ou prova!
Nike Alphafly ou Vaporfly
Asics Metaspeed Sky
Adidas Adizero Adios Pro
Corre Supra
Valor x Durabilidade
Outro fator que pode interferir na escolha da compra do seu novo par de tênis é a durabilidade deste modelo, levando em consideração alguns fatores que podem influenciar no desgaste do mesmo junto às características de material utilizado no modelo, onde tênis com materiais de alta qualidade, tendem a ter maior durabilidade. Nem sempre os tênis mais caros serão os que irão durar por mais tempo/quilometragem, esse fator pode variar de acordo com a forma que o tênis foi construído, as costuras e colagens podem afetar, frequência de utilização do tênis, terreno em que foi utilizado, peso do corredor, técnica de corrida e o propósito do tênis.
Para calcular o custo benefício de um tênis é importante que o valor por km seja abaixo de 1 real, isso significa que um tênis de 500 reais precisa durar no mínimo 500km, esse é um bom indicador, às vezes um tênis 20% mais caro porém com uma durabilidade significativamente maior vai ter um custo benefício melhor do que a opção mais barata. Então quando estiver buscando economia pesquise relatos de consumidores sobre a durabilidade de cada modelo para escolher aquele que além de pesar menos no bolso tenha uma durabilidade adequada ao seu uso, principalmente se você tem um volume alto de treinamento.
Para saber quando deve realizar a troca de um par de tênis, é interessante você fique atento a quilometragem que seu tênis já foi utilizado, podendo ser registrado junto aos aplicativos em que você grava os treinos, cadastre o seu modelo de tênis e acompanhe, outro ponto a se analisar são os sinais de desgaste do amortecimento, sola e estabilidade do tênis, por fim, outro sinal de troca de tênis podem ser as dores ou desconfortos musculares ou articulares, em alguns momentos esse pode ser o momento da troca do par de tênis.
A partir disso, qual o tênis ideal para a prática das corridas?
Depende! Definitivamente essa resposta depende de corredor para corredor, o tênis ideal é aquele que fica confortável no seu pé. Alguns tênis terão caráter de mais conforto, outros mais “secos”, sem tanto amortecimento, mas que tem sua proposta. Para isso, é importante que você vá até uma loja, experimente os modelos que deseja, veja se a numeração ideal é a mesma de acordo com os demais modelos que já utiliza, prove o tênis, analise o conforto que o mesmo passa, se o modelo não tem um cabedal que aperte demais seu pé, o solado, a estabilidade que o mesmo pode proporcionar, assista reviews, converse com demais praticantes e seu treinador para ter mais opiniões sobre os mesmos, levando em consideração o seu gosto, preferência, individualidades e também .
Entretanto, o tênis é apenas um detalhe em todo o processo de treinamento, onde poderá contribuir com o conforto, estabilidade, eficiência e durabilidade ao longo dessa trajetória, mas o mais importante é o treino bem feito, a constância, o descanso, alimentação, fortalecimento muscular, hidratação e a paciência com o processo de treinamento, sem querer pular etapas ou colocar a desculpa nos tênis para um treino mal feito ou que não tenha rendido muito bem, onde na verdade, o motivo pode ter sido tudo o que ocorrer antes desta sessão de treinamento.
Comentários